Breaking News

Secretaria de Direitos Humanos lança Disque Combate ao Preconceito

Usuários poderão denunciar casos de racismo, intolerância religiosa, xenofobia, LGBTfobia, entre outros

RIO DE JANEIRO

Do R7 | 16/08/2017 – 18H21

 

A SEDHMI (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos) lançará na quinta-feira (17) o “Disque Combate ao Preconceito”. Através do telefone (21) 2334 9551, pessoas poderão denunciar atos preconceituosos como xenofobia, LGBTfobia, racismo, intolerância religiosa, entre outros. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

De acordo com a assessoria de Comunicação SEDHMI, a central do Disque Combate ao Preconceito estava em fase de testes há duas semanas, mas, devido aos recentes casos de preconceito, e ao aumento no número de registros destes crimes pela Superintendência de Igualdade Racial e Liberdade Religiosa da SEDHMI, a Secretaria decidiu antecipar o atendimento.

O secretário de Direitos Humanos, Átila A. Nunes afirma que casos de preconceito sempre existiram, mas que foi observado um crescimento expressivo no números de denúncias no último mês. Ele informou que, na semana passada, a secretaria recebeu 15 denúncias de intolerância religiosa  em apenas cinco dias.

“Ou as pessoas estão denunciando mais estes atos de preconceito, o que é muito positivo, ou realmente casos de intolerância estão se multiplicando, o que é preocupante. O Disque Combate ao Preconceito é fundamental para que possamos atender e acompanhar estes crimes de ódio que não podemos mais tolerar”, explicou.

A Secretaria de Direitos Humanos oferece assistência psicológica, social e jurídica às vítimas de intolerância religiosa, xenofobia, racismo, LGBTfobia, violência doméstica, agressões aos idosos, entre outros tipos de crime. As denúncias recebidas através do Disque Combate ao preconceito serão recebidas pelas atendentes da central de atendimento e analisadas e, então, tratadas pelos profissionais especializados da SEDHMI.

 

 

Extraído do portal de notícias R7 / Rio de Janeiro – RJ
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/secretaria-de-direitos-humanos-lanca-disque-combate-ao-preconceito-16082017

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *