Breaking News

Segmento cultural define ações para o dia da Consciência Negra

Postado em 28/04/2016 às 16:20 por Agência Alagoas em Cultura

 
Por Agência Alagoas

 

6367e910-b542-44ae-94db-780d07b282f8O dia 20 de novembro representa um marco para a cultura afro-brasileira. A data celebra a luta da população negra pela liberdade, simbolizada pela resistência dos escravos do quilombo liderado por Zumbi dos Palmares. A fim de promover um evento participativo, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Palmares promoveu a 1ª Reunião de Planejamento Estratégico para o Mês da Consciência Negra.

Durante dois dias, representantes da cultura afro-alagoana debateram as atividades que serão realizadas durante o mês de novembro. O encontro foi mediado pelas equipes técnicas da Superintendência de Diversidade e Identidade Cultural da Secult e da coordenação de gestão estratégica da FCP. “Foi um momento importante de integração entre a comunidade e órgãos governamentais, onde alinhamos as estratégias e ações que irão marcar este 20 de novembro como uma data de consciência efetiva e combate ao racismo”, declarou a secretária Mellina Freitas.

Na ocasião, o coordenador geral de gestão estratégica da FCP, Sandro Santos fez um balanço das atividades ocorridas nos anos anteriores e apresentou as diretrizes para a realização de um Festival de Cultura. “Definimos as etapas, critérios e categorias do 1ª Festival de Cultura 20 de Novembro. Será uma ação que irá disseminar a arte afro-brasileira e fomentar a nossa cultura”, explicou o coordenador.

Os representantes do segmento afro-alagoana participaram de oficinas de elaboração de projetos e capacitação de gestão dos programas de turismo étnico-cultural. Ao final, os participantes elaboraram um calendário para realização de oficinas e programação de atividades para o dia 20.

A reunião também contou com a participação da representante regional da FCP, Élida Miranda, e Edi Freitas, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da FCP.

 

 

Extraído do site de notícias Cada Minuto / Maceió – AL
http://www.cadaminuto.com.br/noticia/286181/2016/04/28/segmento-cultural-define-acoes-para-o-dia-da-consciencia-negra

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *