Breaking News

SEMPLAN – LAGOAS DO NORTE: Pais de Santo visitam Praça dos Orixás

 

Espaço é a unificação das religiões de matrizes africanas

18/08/2017 – 14h57 

Créditos: ascom/SEMPLAN

Representantes do Conselho Consultivo das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Teresina visitaram, na manhã desta sexta-feira (18), as obras da Praça dos Orixás, espaço público em homenagem à Umbanda e ao Candomblé. Durante a visita, eles e os técnicos do Programa Lagoas do Norte definiram onde serão fixadas as esculturas.

Uma das intervenções da segunda etapa do Programa, a praça fica localizada na área do Parque Lagoas do Norte e possui espaço para eventos, palco e estacionamento. As estátuas representam dez orixás e três entidades representando a Umbanda. Oito esculturas serão colocadas dentro da lagoa. Os orixás e os pretos velhos serão fixados no espaço físico da praça, de acordo com a indicação dos representantes dos pais e mães de santo.

O presidente da Federação Umbandista do Brasil (Feubra), Itamar de Andrade, destaca a importância do espaço e do diálogo que vem ocorrendo desde a concepção da praça. Para ele, a Praça dos Orixás é a unificação das religiões de matrizes africanas. “Isso gratifica toda a comunidade da Umbanda e do Candomblé. O diálogo é salutar para que, no futuro, não haja rejeição”, destaca.

Para o pai Fabrício Marques, membro da CGEMAF, a Praça dos Orixás é um legado que está sendo deixado para as novas gerações. “Esse espaço tem uma importância grande para as religiões de matrizes africanas. Nós, pais de santos mais velhos, estamos deixando para a posteridade um consenso e a história da Umbanda e do Candomblé”, ressalta.

A gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira, lembra que todo o processo da Praça dos Orixás vem sendo feito em diálogo com os representantes dos povos de terreiros. “Desde a concepção da praça, a prefeitura de Teresina vem mantendo esse diálogo de forma a atender aos seus anseios. Agora, estamos finalizando a praça e ouvindo pais e mães de santo para saber em quais locais serão fixadas as esculturas”, comenta.

 

 

Extraído do portal da Prefeitura Municipal de Teresina / PI
http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Pais-de-Santo-visitam-Praca-dos-0rixas/15599

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *