Breaking News

SescTV estreia shows com Letieres Leite e Richard Bona

Pautas | Sesc TV | 10/03/2015 18:40:24 | 93 Acessos

 

Os músicos baiano e camaronês se apresentam em espetáculos que serão exibidos dia 18/03, quarta, a partir das 22h

viewElementos da sonoridade africana permeiam repertórios de jazz de dois shows inéditos que o SescTV exibe dia 18/03, quarta, às 22h. O primeiro traz o maestro, compositor, arranjador e saxofonista baiano Letieres Leite e o segundo, o baixista camaronês Richard Bona. Gravados na terceira edição do Festival Jazz na Fábrica, no Sesc Pompeia, na capital paulista, os espetáculos são pontuados por depoimentos desses artistas.

Letieres Leite comenta que o quinteto comandado por ele neste show teve o mesmo objetivo que o arranjador teve ao criar a Orquestra Rumpilezz na década de 1980 – “observar o universo percussivo baiano, as tramas rítmicas desde a música ancestral do candomblé até o ritmo de rua, transcrever e trazer essas informações para os instrumentos tradicionais”.

Há aproximadamente 30 anos, Letieres, como arranjador, começou a alterar a estrutura da música baiana e foi percebendo que os brasileiros têm dificuldade em aceitar o elemento africano em sua formação. “O candomblé foi oficialmente perseguido durante muito tempo”, expõe. De acordo com o músico, até no surgimento do samba houve tentativa de exclusão do candomblé, porém, ele acredita que atualmente as pessoas estão mais receptivas. “Ritmicamente falando, eu rendo o meu trabalho a esse universo”, conclui.

Neste show, Letieres, que toca saxofone e flauta, é acompanhado por Tito Oliveira, na bateria; LDson Galter, no contrabaixo; Marcelo Galter; no piano; e Luisinho do Jeje, na percussão.

O segundo show traz o baixista de jazz Richard Bona, nascido na República de Camarões, na África. Bona começou a tocar quando tinha apenas três anos de idade e morava em um vilarejo onde cresceu. Sua maior inspiração veio do avô, um percussionista e cantor. “Ele que me levou para o mundo da música”, recorda.

Multi-instrumentista, Bona recebeu influências de nomes norte-americanos, como George Benson, que o fez se interessar pela guitarra; Jaco Pastorius, baixista, e Jimmy Smith, organista. Foi ouvindo Pastorius que Bona decidiu tocar baixo e hoje se tornou um dos mais relevantes baixistas do mundo.

O camaronês conta que já tocou com alguns de seus ídolos da adolescência, como Joe Zawinu, Herbie Hancock, Chick Corea e Bobby McFerrin, e, recentemente, ficou surpreso ao receber uma ligação de Stevie Wonder, que ele tanto admira, o convidando para fazer alguns arranjos do novo disco do cantor norte-americano. “Eu disse: ‘Uau’, não acredito que é o Stevie Wonder me ligando hoje”, lembra.

Neste show, Richard Bona insere uma sonoridade cubana em seu repertório e apresenta, dentre as músicas, Assum Preto, de Luiz Gonzaga, com um novo arranjo feito pelo baixista. O camaronês é acompanhado por Osmany Paredes, no piano; Luisito Quintero e Roberto Quintero, nas percussões; e Mike Rodriguez, no trompete.

Sobre o SescTV:

Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Musica
Leiteres Leite & Richard Bona
Estreia: 18/03/2015
Reapresentações: 21/03, às 19h; 22/03, às 07h e às 24h.
Produtora: Fuego
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Informações para imprensa:
SESCTV
Jô Santina – Assessora de Imprensa – 11- 2076-3587
josantina@sesctv.sescsp.org.br
Março/2015


SESCTV
Josefa Santina da Silva – Comunicação
Av. Álvaro Ramos, 776 – Belenzinho
CEP: 03330-002 – São Paulo – SP
Tel: + 55 11 2076-3587 – Fax: + 55 11 2076-3599
josantina@sesctv.sescsp.org.br
www.sesctv.sescsp.org.br
Assista online em www.sesctv.org.br/aovivo

 

Sala de imprensa: Sesc TV

Empresa: SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO – SESC – ADM. REG. NO ESTADO DE SP

Contato: JOSEFA SANTINA

E-mail: josantina@sesctv.sescsp.org.br

Fone: (11) 20763550

Editoria (s): TV e Rádio, Variedades

“A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem.”

 

Extraído do site da Assessoria de Imprensa Maxpress http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,740438,SescTV_estreia_shows_com_Letieres_Leite_e_Richard_Bona_,740438,1.htm

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *