Breaking News

Show ‘Cantos Negreiros’ exalta cultura afro na Ponta Negra, no Amazonas

Evento ocorre nesta quinta-feira (8), a partir das 16h30. Programação inclui marcha pela vida e liberdade religiosa.

Publicada em 07/12/2016 às 12:11

whatsapp_image_2016-12-06_at_21-58-00

A cultura negra ganha voz e vez na praia da Ponta Negra nesta quinta-feira (8), com o show “Cantos Negreiros”, em Manaus. Os músicos James Rios, Márcia Siqueira e Luis Fernando comandam o evento, se unindo ao Balaio de Oxum e à Marcha pela Vida e liberdade religiosa, a partir das 16h30.

Os artistas representam o movimento e prometem um grande show para saudar a cultura afro. De acordo com o cantor James Rios, no repertório vão estar incluídas músicas que remetem à luta dos negros contra o preconceito. O setlist contará com “Ilê de Luz”, de Daniela Mercury, “Milagres do Povo”, de Caetano Veloso, “É d’Oxum”, de Gal Costa e “A Mão da Limpeza”, de Gilberto Gil.

A programação tem início às 16h30 com a concentração da Marcha pela Vida. Após o ato haverá a entrega de oferendas para Oxum. O Coral da Escola Estadual Sólon de Lucena abre os shows às 19h. Depois a dança toma a vez com a apresentação de ritmos e movimentos característicos da arte negra. Por volta das 20h, os cantores amazonenses sobem ao palco com perfomances em duetos, solos e quarteto.

“Nossa intenção é homenagear e divulgar essa cultura tão bonita. Não é a primeira vez que emprestamos nosso talento para este objetivo. No ano passado apresentamos um show nos moldes deste no Teatro Amazonas, e foi um sucesso”, explica James Rios.

“A primeira vez que participei desse evento foi à convite de James Rios no terreiro de mãe Emília. Pra mim, é muito gratificante porque é uma cultura que eu exalto e levanto a bandeira também. Principalmente, pelo objetivo do evento que é o combate à intolerância religiosa. Hoje a fé independente de religiões, ela existe, é presente e necessária. O evento é uma congregação de crenças de fé, de alegria e de amor”, pontua Márcia Siqueira.

 

 

Programação completa 
16h30 – Concentração da Marcha pela Vida
17h – Saída da Marcha pela Vida contra a Intolerância Religiosa
18h – Entrega da Oferenda para Oxum
19h – 19h20 Abertura com o Coral da Escola Estadual Sólon de Lucena
19h20 – 20h00 Apresentação do Grupo de Dança
20h – 22h30 Show Cantos Negreiros

Autor: Do G1 AM
Fonte: Do G1 AM

 

Extraído do site de notícias O Nortão / Porto Velho – RO
http://www.onortao.com.br/noticias/show-cantos-negreiros-exalta-cultura-afro-na-ponta-negra-no-amazonas,82529.php

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *