‘SuperGroa volta à ação’, brinca Andé Dias, de ‘Segundo Sol’

 ‘SuperGroa volta à ação’, brinca Andé Dias, de ‘Segundo Sol’

27 de setembro de 2018 0 Por Sérgio D`Giyan

 

Publicado em17/09/18 05:00

 

Groa já escondeu a DJ no terreiro e está sempre à postos Foto: João Cotta/rede globo/divulgação

Marcelle Carvalho

André Dias não esconde a empolgação com a faceta vingadora de Luzia (Giovanna Antonelli) em “Segundo sol”. Intérprete de Groa, o melhor amigo da DJ, ele não vê a hora de se jogar nas cenas de ação para ajudá-la.

— Acho ótimo, porque o Super Groa volta à ação (risos). Adoro dar cavalinho de pau com jipe, atravessar rio… Luzia vai precisar do melhor amigo, que já a ajudou ao escondê-la em um quartinho no terreiro — constata Dias.

Apesar de mais espiritualizado, Groa, que é o sucessor do Pai Didico (João Acaiabe)no terreiro, não demove a amiga da ideia de fazer justiça com as próprias mãos.

—Mesmo ele tendo uma visão espiritual, se preparando para ser babalorixá, já entendeu que se Luzia não fizer alguma coisa, Laureta (Adriana Esteves) e Karola (Deborah Secco) vão acabar com ela. Na primeira fase da novela, Groa não queria que ela se vingasse, mas, agora, ele percebe que a amiga precisa extinguir essas duas forças do mal — analisa.

Ter um personagem envolvido com o candomblé, não é novidade para Dias, que há 15 anos, frequenta as festas da religião. E elogia o cuidado com a abordagem na na trama.

— Temos a presença de um babalorixá no set, se entrar algo em iorubá (idioma africano preservado nos terreiros de candomblé) para eu falar, tenho uma assessoria pessoal de dois babalorixás, que gravam como devo pronunciar. Quero fazer a coisa como é — afirma o ator.

Tanto que faz todas os gestos referentes à religião, mesmo que não entre em cena.

— Às vezes, nem vai ao ar, mas chego perto do Pai Didico e faço a saudação como tem que ser feita: bato cabeça para ele. Se vou fazer uma oferenda para um orixá, faço como deve ser, o babalorixá faz o prato de comida certo… Existe um cuidado muito grande em abordar a religião do candomblé. Nunca vi isso ser abordado de forma tão respeitosa — afirma.

 

Extraído do site do Jornal Extra on line / Rio de Janeiro – RJ
https://extra.globo.com/tv-e-lazer/supergroa-volta-acao-brinca-ande-dias-de-segundo-sol-23072004.html