Breaking News

Teatro: espetáculo que conta a história dos Orixás será exibido na Praça Onze

Redação SRZD | 15/06/2015 14h55

 

A celebração dos rituais africanos e a passagem dos principais orixás do Candomblé pela terra são o tema principal do espetáculo “Xirê Orixá – Divindades da Criação”. Dirigido e coreografado por Márcio Moura, com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, o espetáculo é a primeira montagem solo do coreógrafo com a Companhia Ore. Especializada em linguagem corporal, a companhia irá se apresentar na Praça XI em uma temporada, que vai de 12 a 26 de junho (todas as quintas e sextas), no Teatro Municipal Gonzaguinha.

Com duração de 50 minutos, o espetáculo de teatro e dança é inspirado em um ato cerimonial de manifestações afro-religiosas, quando os orixás são “convidados” a virem à Terra para celebrar junto com os humanos e relembrar, através da dança, suas passagens terrenas. Na África, o número de orixás passa dos 200. Mas em “Xirê Orixá”, somente sete dessas divindades serão personificadas no espetáculo.

Com o objetivo de abrir os horizontes do público para questões atuais e pertinentes como o racismo, a montagem usa o lado sensível e mágico da dança envolvente dos orixás para levantar a bandeira da paz. Com uma trilha musical escolhida especialmente para o espetáculo, misturamos toques ritualísticos com os principais intérpretes da MPB que versaram sobre a história dos orixás.

No palco, oito atores/bailarinos interpretarão os sete orixás mais conhecidos no Brasil. Ao mesmo tempo que Oxum, Iansã, Xangô, Oxossi, Iemanjá, Ogum e Oxalá dançarão com seus trajes ritualísticos, também serão retratados pelos seus arquétipos analisando as semelhanças deles com seus filhos humanos. Mito e realidade, juntos tendem a despertar no espectador a crucial e inevitável pergunta: “De qual Orixá sou filho?” E a resposta estará lá!

Ingressos estão sendo vendidos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) através do site www.compreimgresso.com ou na bilheteria do Teatro. A classificação etária é de 14 anos. O Teatro Municipal Gonzaguinha fica na Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze – O Teatro fica dentro do Centro Cultural Calouste Gulbenkian – Em frente ao Terreirão do Samba.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo “Xirê Orixá – Divindades da Criação”
Direção e coreografia – Marcio Moura
Figurinos – Fernanda Sabino
Ambientação Cênica – Raquel Theo
Desenho de Luz – Alvaro Assad
Fotografias – Carlos Freixo

Serviço: “Xirê Orixá – Divindades da Criação”
Curta temporada: 12 a 26 de junho (quintas e sextas )
Horário: 20h
Duração: 50 minutos
Local: Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze – O Teatro fica dentro do Centro Cultural Calouste Gulbenkian – Em frente ao Terreirão do Samba.
Classificação: 14 anos
Ingressos a 30 reais e 15 reais (meia)
www.compreimgresso.com

 

 

Extraído do blog do Jornalista Sidney Rezende
http://www.sidneyrezende.com/noticia/250555+teatro+espetaculo+que+conta+a+historia+dos+orixas+sera+exibido+na+praca+onze

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *