Tem início o R’GONGO 2014 – XVI Mostra de Cultura Negra em Porto Alegre

Tem início o R’GONGO 2014 – XVI Mostra de Cultura Negra em Porto Alegre

14 de maio de 2014 0 Por Sérgio D`Giyan

Inicia hoje O R’GONGO 2014 – XVI Mostra de Cultura Negra e Desta em Homenagem ao Vovô Cipriano de Angola

“O corpo como um contínuum ancestrálico, ética e estética negro africana”

 

R’Gongo, é uma festa de ancestralidade negra que surge como uma simples festa de Pretos (a)  Velhos(a) na Comunidade-terreira Em 1993. À partir 1998 assume o formato de Mostra de Cultura Negra incluindo intervenções de capoeira angola e música, apresentadas pelos próprios religiosos do Terreiro e aperfeiçoando-se a cada ano.  A partir de consultas à memória do Preto Velho Vovô Cipriano da Angola, a Mostra ganhou o nome de R’Gongo, uma festa de reisado que o ancestral narrou de sua época. Desde então, foi constituída uma corte e a inclusão de rodas de diálogo e reflexão sobre questões dos negros e negras, assim como a continuidade da Festa para Pretos e Pretas velhas, tornando-se um grande evento reflexivo na semana do 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea, que supõe a abolição da escravidão, mas que perpetuou a condição subjugada da população negra, colocando a comunidade-terreira a discutir sobre estas questões e instituindo este momento como o de denúncia ao racismo, como hoje é destinada a data.

Já conquistou Prêmios do Ministério da Cultura- Secretaria de Diversidade Cultural “Humberto de Maracanã” como manifestação popular em outubro de 2008, e o Premio “Lança de Ouro” em junho de 2009 do Hip Hop Região Sul em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Porto Alegre, o Prêmio Nacional da Igualdade Racial da SEPPIR em parceria com a ONG Criar Brasil do RJ em novembro de 2009 pelo Programa “ORI INU, e por ultimo em 2014 o Premio  Diversidade promovido pela Secretaria Estadual de Cultura – Sedac.

R’gongo reúne na comunidade-terreira, artistas, intelectuais, ativistas do movimento negro e demais movimentos sociais, políticos, profissionais de educação, acadêmicos, pesquisadores e vivenciadores da Religião de Matriz Africana e Umbanda da cidade de Porto Alegre e entorno.

 

Veja abaixo a  programação do evento.

 

unnamed

unnamed (1)

 

 

Enviado por Rede AfroBrasileira