Breaking News

Terça-feira de festas dedicadas a Iemanjá no Grande Recife

As principais homenagens à mãe dos orixás ocorreram em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e no Pina, na Zona Sul do Recife

Publicado em 09/12/2015, às 06h12

 

Da editoria de Cidades

 

Festa em homenagem a Iemanjá aconteceu até as 23h dessa terça, em Barra de Jangada Foto: Ivson Lira/divulgação
Festa em homenagem a Iemanjá aconteceu até as 23h dessa terça, em Barra de Jangada
Foto: Ivson Lira/divulgação

A data que marca a devoção dos recifenses a Nossa Senhora da Conceição também é dedicada à orixá correspondente à santa no sincretismo religioso, Iemanjá. No Grande Recife, as principais homenagens à mãe dos navegantes aconteceram, nessa terça-feira (8), em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e no Pina, na Zona Sul da capital pernambucana.

Na orla de Jaboatão, a festa começou cedo, às 13h, com a segunda edição do Projeto Orixamar. O festival, que contou com shows de nove atrações musicais, palestras, exposições, procissões e degustações de comidas de santos, se estendeu até as 23h. Entre as apresentações, destacou-se a da cirandeira Lia de Itamaracá, uma das homenageadas da edição. O compositor Pai José Amaro também foi homenageado este ano.

No local, tendas de 14 terreiros foram montadas para exibir a imagem dos 17 orixás. “É o momento em que os santos se reúnem para reverenciar Iemanjá”, explicou o produtor Geraldo Maia, organizador do evento. A expectativa de público, segundo ele, era de 5 mil pessoas.

Na Praia do Pina, as celebrações se concentraram no Memorial Águas de Iemanjá, a partir das 19h, com a presença de 11 terreiros. Seguindo uma tradição de 38 anos, as louvações aconteceram com procissões e o xirê, conjunto de cânticos dedicados à orixá. Para encerrar, às 23h30, uma jangada foi enviada ao mar com oferendas a Iemanjá. Cerca de 5 mil pessoas eram esperadas no evento.

 

Extraído do site digital NE10, do Jornal do Commercio / Recife – PE
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2015/12/09/terca-feira-de-festas-dedicadas-a-iemanja-no-grande-recife-211552.php

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *