Breaking News

Terreiro de Santa Luzia comemora 50 anos nesta semana

Brenda Gomes

Ter, 16/02/2016 às 16:14 | Atualizado em: 16/02/2016 às 16:17

 

 

Lis Pedreira | Divulgação Mameto Nkisi Tandú
Lis Pedreira | Divulgação
Mameto Nkisi Tandú

Para comemorar 50 anos de existência, o Terreiro de Santa Luzia – Unzó Maiala, localizado no bairro do Garcia, em Salvador, realiza, entre 16 e 20 de fevereiro, atividades voltadas para a valorização da ancestralidade, cultura e fé.

Preservando e mantendo a identidade e os fundamentos da nação Angola desde sua criação pelas mãos de Mameto Mataracira e, atualmente, tendo como sucessoras a Mameto Nkisi Tandú e a Mameto Ndengue Deré o Unzó, as bodas de ouro do Unzó Maiala terão a religiosidade exaltada durante a Festa de Tateto Rossi (Ogum), nesta terça-feira, 16, às 19h, e na Missa Comemorativa na Igreja Rosário dos Pretos, no Pelourinho, no próximo sábado, 20, às 17h.

Além das atividades religiosas está previsto para quinta-feira, 18, uma programação voltada para crianças, com histórias, brincadeiras e cineminha; e na sexta-feira, 19, mostras culturais, com grupos de poesia, música, dança e teatro, ambos às 17h.

 

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador – BA
http://www.atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1747435-terreiro-de-santa-luzia-comemora-50-anos-nesta-semana?direcionado=true

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *