Breaking News

Terreiro Ilê Axé Oxumarê agora é patrimônio histórico e cultural do Brasil

Secretaria da Cultura da Bahia

foto-divulgação-IPHANFoto: Divulgação IPHAN

O Terreiro Ilê Axé Oxumarê foi tombado como patrimônio histórico e cultural do Brasil, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília. O espaço é considerado um dos mais antigos centros de culto afro-brasileiro da Bahia e do Brasil. A solicitação do tombamento foi feita em 18 de setembro de 2002, pelo Babaloxirá Silvanilton da Mata, o Babá PC. De acordo com ele, “o tombamento representa a preservação do trabalho desenvolvido no espaço. O crescimento da cidade, muitas vezes, não respeita esses espaços e o tombamento é um meio de manter a cultura material e imaterial do nosso povo, as nossas atividades e o trabalho de toda uma comunidade abrigada pelo terreiro”.

Com esse tombamento, o IPHAN consolida o conceito de Patrimônio Cultural, ressaltando a importância das manifestações que contribuíram para a formação da identidade nacional. Além do Terreiro, o Teatro Castro Alves também foi tombado pelo Instituto nesta quarta,  tornando-se o primeiro  patrimônio da arquitetura moderna tombado no estado da Bahia.

Postado há 1st December 2013 por ANTONIO RIBEIRO

Extraído do Blog Interativo: http://tonnyribbtop.blogspot.com.br/2013/12/terreiro-ile-axe-oxumare-agora-e.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *