Breaking News

Terreiro Urbano: neste espetáculo, os orixás tomam o palco

on: abril 08, 2015Em: Cultura e Identidade

 

30042013_terreirourbano4Inspirado na mitologia dos orixás, o espetáculo de dança “Terreiro Urbano”, do grupo Treme Terra, integra a programação de dança do Circuito São Paulo de Cultura e chega a três teatros municipais durante o mês de abril.

No Teatro João Caetano, a montagem fica em cartaz entre os dias 10 e 12; no Teatro Cacilda Becker, entre os dias 17 e 19, e no Teatro Martins Penna nos dias 22 e 23. No palco, músicos e bailarinos dialogam com a cultura afro-brasileira, por meio de uma releitura contemporânea dos rituais dos terreiros do candomblé.

Fruto de uma criação coletiva, conta com a direção geral de João Nascimento, músico e pesquisador da cultura afro-brasileira, e do coreógrafo Firmino Pitanga. Em cena, os bailarinos fazem a representação simbólica de um xirê, cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, que começa com Exu e finaliza com Oxalá.

A sonoridade do espetáculo aproxima os cantos tradicionais à música contemporânea, à medida que consegue mesclar sons de tambores tradicionais (atabaque, agogô, xequerê, adjá, berimbaus e surdos) e tambores de sucatas (tonéis de lata, conduítes, ferros e garrafas) com instrumentos convencionais (flauta, violoncelo, violão e violino) e até instrumentos eletrônicos (teclado e processadores digitais).

O Grupo Treme Terra foi fundado em 2006, no Morro do Querosene, no bairro do Butantã, em São Paulo. Os integrantes trabalham com a valorização e difusão da cultura afro-brasileira por meio de oficinas de formação artística voltadas para jovens.

Anotaí!
Espetáculo “Terreiro Urbano”
No Teatro João Caetano.
 Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. Telefone: 11 5573-3774 e 5549-1744. Dias 10 e 11, 21h. Dia 12, 19h

No Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Telefone: 11 3864-4513. Dias 17 e 18, 21h. Dia 19, 19h

No Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. Telefone: 11 2295-0401. Dias 22 e 23, 20h. Grátis. (Retirar ingresso uma hora antes).

 

Extraído do site Preferia em Movimento / São Paulo – SP
http://periferiaemmovimento.com.br/2015/04/terreiro-urbano-neste-espetaculo-os-orixas-tomam-o-palco/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *