Breaking News

Três Rios, RJ, é palco de espetáculo que conta história dos orixás

Unindo dança e teatro, atração é encenada no Teatro Celso Peçanha.
Montagem é da Ore Companhia Artística; entrada é gratuita.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

21/09/2015 10h19 – Atualizado em 21/09/2015 10h22

 

Atores/bailarinos do espetáculo em cena (Foto: Divulgação/Ascom Ore Companhia Artística)
Atores/bailarinos do espetáculo em cena
(Foto: Divulgação/Ascom Ore Companhia Artística)

Contar a história dos orixás e “levantar a bandeira” contra a intolerância e o preconceito são os objetivos do espetáculo “Xirê Orixá – Divindades da Criação”, que será apresentado na terça-feira (22) em Três Rios (RJ). Unindo dança e teatro, a atração será encenada de graça no Teatro Celso Peçanha através de uma realização do Sesc. A montagem é a primeira da Ore Companhia Artística, que divulgou as informações do espetáculo através de nota da assessoria.

Segundo o comunicado, em cena estarão oito atores/bailarinos, com cores e vestimentas típicas dos deuses africanos, dançando ao som de atabaques, músicos e músicas da MPB sobre a temática afro. A direção e coreografia é de Marcio Moura.

 

Sinopse
Quem são os míticos Orixás, divindades trazidas pelos escravos da África e cultuadas até hoje no Brasil? O espetáculo “Xirê Orixá – Divindades da Criação”, dirigido e coreografado por Marcio Moura, traz uma releitura sobre algumas lendas dos Orixás mais conhecidos, como Oxum, Ogum e Iemanjá.

Serviço
O quê: Espetáculo “Xirê Orixá – Divindades da Criação”
Quando: terça-feira (22), às 19h30
Quem pode: classificação 14 anos
Quanto: entrada gratuita
Onde: Teatro Celso Peçanha, na Rua Bernardo Bello, nº 20, Centro

Iemanjá retratada no espetáculo "Xirê Orixá", que chega a Três Rios em uma realização do Sesc (Foto: Divulgação/Ascom Ore Companhia Artística)
Iemanjá retratada no espetáculo “Xirê Orixá”, que chega a Três Rios em uma realização do Sesc
(Foto: Divulgação/Ascom Ore Companhia Artística)

 

 

Extraído do portal de Notícias G1 / Sul do Rio e Costa Verde
http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/09/tres-rios-rj-e-palco-de-espetaculo-que-conta-historia-dos-orixas.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *