Breaking News

Troféu Concha do Mar homenageia personalidades do Candomblé em Belford Roxo

texto Sérgio d´Giyan 01.10.2016 02:14:00

 

Belford Roxo foi palco da cerimônia do troféu Concha do Mar entregue a diversas personalidades do Candomblé. O evento foi idealizado e produzido pela Ekedji Adalgisa de Iyemanjá e pelo sacerdote Fernandes de Oxosse, com participação de Wagner de Oxosse.

20160930_202132

A cerimônia começou com uma apresentação do grupo de pagode Canto Negro. Em seguida, Mãe Adalgisa deu início a entrega da premiação ao Tateto Efamin de Lemba, que prontamente agradeceu a outorga do prêmio. O candidato a vereador pelo Rio de Janeiro, Yango de Obaluaiye, revelou o principal motivo que o levou a se aventurar na carreira política, além de traçar seu perfil de militância na defesa e da manutenção das religiões de matriz africana.

Pai Renato de Obaluaiye, Mãe Miriam de Oyá, Pai Haroldo, Pai Nil de Oya, Pai Henrique de Oxosse, Ogans Cassio e Wagner de Osogiyan, Pai Cleber, entre outros foram agraciados com o Troféu Concha do Mar. O Jornal Awùre representado pelo seu editor Sérgio d’Giyan também foi homenageado na noite.

O evento foi realizado na Casa de Cultura de Belford Roxo, no bairro Nova Pian. Veja algumas fotos do evento na página do Awùre.

https://www.facebook.com/jornalawure/photos/?tab=album&album_id=1286201298078272

20160930_210856

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *