Breaking News

Turismo religioso é o tema do novo roteiro da SPTuris lançado na ABAV Expo

 

27 de setembro de 2017

 

A fundação da cidade de São Paulo se deu com a primeira missa realizada por padres jesuítas no Pateo do Collegio, em 25 de janeiro de 1554. A partir de então, a história da pequena vila que se tornaria a metrópole de hoje receberia influência de diversos outros povos do mundo todo e, consequentemente, de seus costumes e tradições religiosas.

É nesse contexto que a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo) lança mais um roteiro temático, “Fé e Espiritualidade”, durante a feira ABAV Expo, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte.

Com objetivo de reunir atrativos de relevância histórica, arquitetônica e cultural relacionados às diversas formas de manifestação de fé, o conteúdo está dividido em partes que reúnem: templos sagrados (igrejas, capelas e locais de culto ou oração), museus e centros culturais, cemitérios, ruas de comércio de artigos religiosos e festas e eventos ligados ao tema.

Da forte influência católica e cristã, passando pelas religiões afro-brasileiras, o judaísmo, islamismo, até linhas messiânicas, budistas e outras crenças, São Paulo possui dezenas de atrativos para quem busca a fé. Assim, turistas e moradores interessados podem conhecer e visitar locais relacionados à religiosidade, com enfoque turístico-cultural apresentado no roteiro.

Entre os destaques podem ser citados pontos turísticos tradicionais como a Catedral da Sé, o Solo Sagrado de Guarapiranga, o Mosteiro São Bento, o Museu de Arte Sacra, o Cemitério da Consolação e o próprio Pateo do Collegio. Além disso, há atrativos menos conhecidos tais como o Templo Hare Krishna Vrinda São Paulo e o Santuário Mãe de Deus (Theotókos), e mais recentes como o Templo de Salomão.

No total foram impressos três mil exemplares do roteiro, com versões em português-inglês e português-espanhol, que serão distribuídas nas Centrais de Informação Turística.

Este já é o 14º volume de uma série de roteiros temáticos que incluem ainda: Arquitetura pelo Centro Histórico, Afro, Independência do Brasil, Mirantes, Ecorrural, Futebol, Arte Urbana, Cidade Criativa, O Café e a História da Cidade, São Paulo Geek, Zona Leste, Polo de Ecoturismo de São Paulo e Faces.

Todos estão disponíveis para download no site.

Além da distribuição dos novos roteiros “Fé e Espiritualidade”, a SPTuris também vai participar da ABAV 2017 com uma Central de Informação Turística móvel, para atendimento às pessoas de fora da cidade presentes na feira. A empresa municipal também estará presente no estande do Estado de São Paulo para divulgação de suas atividades e distribuição de materiais.

 

Extraído do site especializado em turismo Brasilturis / São Paulo – SP
http://brasilturis.com.br/turismo-religioso-e-o-tema-do-novo-roteiro-da-spturis-lancado-na-abav-expo/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *