Breaking News

Últimos preparativos para Festa de Iemanjá são feitos no Rio Vermelho

Homenagem à Rainha do Mar ocorre nesta segunda-feira (2). Confira esquemas de segurança, saúde e fiscalização.

Do G1 BA | 27/01/2015 22h38 - Atualizado em 28/01/2015 10h00  
Guarda Municipal terá 300 homens atuando na festa (Foto: Max Haack/Ag Haack)
Guarda Municipal terá 300 homens atuando na festa
(Foto: Max Haack/Ag Haack)
Faltando apenas seis dias para os festejos em homenagem a Iemanjá, realizado em 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, os últimos preparativos para a festa já estão sendo realizados. Segundo nota da prefeitura, cerca de 20 homens do serviço de poda de árvores intensificaram os trabalhos no entorno da área da festa. Divididos em duas turmas, eles realizam a remoção de galhos de árvores que estejam obstruindo a passagem de veículos ou que interfiram na rede elétrica. Além de garantir a segurança e ordenamento durante os festejos, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) também será responsável pelo combate à poluição sonora na festa, com orientação aos comerciantes para não exceder o limite de 85 decibéis de emissão de som. Já os proprietários de veículos particulares não devem superar a emissão em 70 decibéis. Quem for flagrado descumprindo a norma poderá sofrer as penalidades previstas em lei. Os fiscais farão ainda vistoria das atividades comerciais, para verificar se os alvarás e a publicidades estão de acordo com a lei. Os comerciantes serão notificados para que não vendam bebidas em garrafas de vidro.   Um esquema especial foi planejado para a festa, para garantir assistência à saúde dos que foram homenagear a Rainha do Mar. No Largo da Mariquita, um módulo assistencial, semelhante aos instalados durante o carnaval, funcionará das 10h às 22h, com estrutura que contará com seis leitos, sendo um de estabilização, com equipamentos de suporte avançado de vida. Além disso, uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ficará de prontidão na unidade. As Unidades de Pronto Atendimento (Upas) dos Barris e San Martin servirão de referência para os casos que demandarem avaliação com especialistas ou exames complementares.  
Festa de Iemanjá 2014 em Salvador (Foto: Max Haack/Ag Haack)
Festa de Iemanjá 2014 em Salvador
(Foto: Max Haack/Ag Haack)
Com relação à segurança, um efetivo de 300 homens da Guarda Municipal atuará em parceria com os demais órgãos, realizando ações de proteção ao patrimônio público e prevenção à violência. Do total, 250 guardas serão destacados para a fiscalização do comércio irregular, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); 40 profissionais atuarão em apoio à Sucom no combate à poluição sonora; enquanto outros dez guardas ficarão responsáveis pela segurança dos postos de saúde e conservação do patrimônio. No dia 2 de fevereiro, a Semop atuará com 252 fiscais em toda a região do Rio Vermelho.Até o momento, a Semop já licenciou 646 ambulantes fixos e volantes para trabalhar nos festejos de Iemanjá. Mais de 250 agentes de limpeza estarão nas ruas do bairro, a partir da 0h do dia da festa, fazendo a coleta de lixo e demais atividades relacionadas. No total serão disponibilizados 225 sanitários químicos e 25 banheiros convencionais em todo o circuito.     Extraído do Portal de Notícias G1/Salvador-BA http://g1.globo.com/bahia/verao/2015/noticia/2015/01/ultimos-preparativos-para-festa-de-iemanja-sao-feitos-no-rio-vermelho.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *