Breaking News

Umbandistas celebram a Rainha das Águas hoje e amanhã

Celebrações começam na noite de hoje e seguem até o fim da tarde de amanhã. Grupos se reúnem na Praia do Futuro e na Praia de Iracema. Segundo a PM, 100 agentes se revezam em cada local de evento

RmuloCostaRômulo Costa
romulocosta@opovo.com.br

É tempo de agradecer. Como em todo dia 15 de agosto, umbandistas se preparam para levar ao litoral cearense oferendas a Iemanjá, a “Rainha das Águas”. São espelhos, rosas e perfumes que seguem o compasso das ondas na festa de fé e gratidão. Na Capital, duas associações organizam os festejos em frente ao mar das Praias do Futuro e de Iracema. Os encontros começam hoje à noite, seguem pela madrugada e só terminam ao pôr do sol de amanhã.

 

Presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), mãe Suzana Sá Rodrigues, 79 anos, organiza as celebrações na Praia do Futuro desde 1986. A festa por lá, no entanto, é mais antiga. Por 45 anos seguidos, chegam homenagens à “mãe de todos os orixás” por aquele caminho. Nesta edição, a yalorixá promete apresentações de grupos de afoxé e uma praia tomada de fiéis.

 

“Ela é nossa mãe, resolve tudo na nossa vida e por isso vamos para a praia agradecer e pedir. Festejamos, trocamos as roupas. Vamos de branco, com muita renda e prata”, afirma mãe Suzana. A abertura das celebrações ocorre às 20 horas. Os grupos se encontram na barraca Zé da Praia, próxima ao Clube da PM.

 

Por volta das 9 horas de amanhã, carreata acompanha a imagem de Iemanjá da sede da Uecum, na rua Castro Alves, no Centro, até o local. Festa segue até o fim da tarde.

 

Alegando aumento da sensação de insegurança no local, uma das associações de Umbanda do Estado decidiu migrar a festa para o Aterro da Praia de Iracema. Esse é o segundo ano que a celebração ocorre também no local. “Aqui temos mais visibilidade. As grandes festas passam por aqui e resolvemos trazer Iemanjá para cá”, comenta Miguel Ferreira Neto, da Associação Espírita de Umbanda São Miguel.

 

Por lá, as primeiras atividades ocorrem às 18 horas, com acolhida dos terreiros. As celebrações seguem pela madrugada e a entrega de oferendas está marcada para 17h30min de amanhã.

Segurança

Segundo a PM, 100 agentes se revezam em cada local de evento. Os policiais fazem a segurança a pé e com apoio de viaturas e cavalos. Para a Praia de Iracema, a Guarda Municipal envia 14 agentes, que se dividem da noite de hoje até amanhã à tarde.

 

Na Praia do Futuro, o Corpo de Bombeiros só reforça o número de guarda-vidas amanhã. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) não realiza bloqueios em nenhuma via próxima aos dois locais de evento. Entretanto, 18 agentes serão deslocados para o controle de tráfego nas praias.

 

Saiba mais

 

Tradicional no calendário cultural e religioso, a festa de Iemanjá é celebrada no dia da padroeira da Capital, Nossa Senhora da Assunção.
Uma equipe de 13 agentes de fiscalização e controle urbano da Regional II estará dividida no Aterro da Praia de Iracema, entre a rua Ildefonso Albano e a avenida Rui Barbosa, para ordenar o comércio ambulante e orientar os comerciantes sobre a utilização correta do espaço público. A limpeza também está sendo reforçada, com 70 agentes varrendo o local.

 

Serviço

Festa de Iemanjá

Praia do Futuro

Onde: Barraca Zé da Praia – avenida Zezé Diogo, 2551

Informações: 3212 3874

Praia de Iracema

Onde: Aterro da Praia de Iracema

Informações: 8619 9201

 

Extraído do Portal O Povo On line

http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/08/14/noticiasjornalcotidiano,3297906/umbandistas-celebram-a-rainha-das-aguas-hoje-e-amanha.shtml

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *