Breaking News

Único candomblé de rua do mundo, Bembé do Mercado começa nesta quarta (11), em Santo Amaro na Bahia

 

Festa do Bembé – Santo Amaro. Foto: Rita Barreto
Festa do Bembé – Santo Amaro. Foto: Rita Barreto

Tradição no Recôncavo Baiano, o município de Santo Amaro, localizado a cerca de 80 quilômetros de Salvador, realiza a 127ª edição da festa do Bembé do Mercado. O evento que, este ano, tem como tema Orum Ayê, a força dos Orixás, começa nesta quarta-feira (11) e segue até domingo (15), no Largo do Mercado. De acordo com a prefeitura local, cerca de 30 mil moradores e visitantes devem participar das celebrações.

O Bembé comemora a libertação, em 1888, dos negros escravizados. Conta com celebrações do candomblé em plena rua e reafirma a cultura de origem africana, muito forte na Bahia, especialmente no Recôncavo. A manifestação popular tem o título de patrimônio imaterial da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

De quarta (11) até sábado (14), o Largo do Mercado recebe apresentações de manifestações culturais, das 19h às 21h. Também, nesses dias, a partir das 21h30, são realizadas celebrações típicas das religiões de matriz africana, que atraem adeptos de outras cidades baianas e visitantes interessados em participar do único candomblé de rua do mundo. Apenas na sexta-feira (13), os rituais cedem o horário das 21h30 para apresentações de grupos de samba de roda.

Já no domingo (15), às 9h, o povo de santo sai do Largo do Mercado em direção à praia de Itapema, também em Santo Amaro, para fazer a entrega do presente à Iemanjá (balaio com agrados para a orixá, como flores e perfumes, dentre outros artigos). No retorno, por volta das 14h, a programação é encerrada com um almoço, no mesmo largo.

Qualificação de mão de obra – Para sensibilizar os moradores da cidade quanto à importância da qualidade na prestação de serviços aos visitantes do município, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) ofereceu mais de 100 vagas para qualificações na cidade, no final de abril.

Proprietários e funcionários de hotéis, pousadas, restaurantes e outros comerciantes tiveram a oportunidade de participar dos cursos de noções de turismo e qualidade no atendimento ao público, além do workshop de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Também foi realizado o seminário de Turismo Étnico-afro, que abordou, dentre outras temáticas, a produção associada ao turismo como oportunidade para geração de renda à população local.

Programação do Bembé do Mercado 2016

Quarta-feira (11/05)

19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais

21h30 – Celebração do candomblé

 

Quinta-feira (12/05)

19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais

21h30 – Celebração do candomblé

Sexta-feira (13/05)

19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais

21h30 – Apresentação de grupos de samba de roda

Sábado (14/05)

19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais

21h30 – Celebração do candomblé

Domingo (14/05)

9h – Saída do Largo do Mercado para entrega do presente de Iemanjá

14h – Almoço do povo de santo no barracão do Largo

 

Extraído do site do Jornal Folha Geral / Salvador – BA
http://www.folhageral.com/bahia/2016/05/unico-candomble-de-rua-do-mundo-bembe-do-mercado-comeca-nesta-quarta-11-em-santo-amaro-na-bahia/#axzz48C4ZFOWC

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *