Breaking News

Universidade Estadual de Maringá promove curso sobre religiões afro-brasileiras

Redação Bonde com assessoria de imprensa – 19/02/2016 — 14:19
O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, a partir deste sábado (20), o curso de extensão ” Religiões Afro-brasileiras: Desmistificando Conceitos”, ministrada pelo professor Silvio Ruiz Paradiso.

A programação também prevê atividades nos dias 27 de fevereiro, 5, 12 e 19 de março. O curso tem como objetivo discutir e explanar temas inerentes às religiões de matriz-africanas, desde sua raiz no pensamento animista africano, até sua ressignificação no Brasil e os dias atuais.

Divulgação
Divulgação

O conteúdo abrangerá temas como os tipos de religiões afro-brasileiras, conceitos, ritos, mitos, orixás e questões transversais discutidas nestas religiões, como gênero e sexualidade, política, racismo e preconceito e principalmente intolerância religiosa. Paradiso, além de pesquisador da área, tem experiência viva em comunidades-terreiros, sendo participante do Egbé Ifá Irosun Agba, também conhecido como Centro Cultural Oloroke.

A proposta do curso de extensão nasceu do diálogo entre o palestrante, a coordenadora do Neiab, Marivânia de Araujo, e o vice-coordenador, Eronildo da Silva. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail neiab@uem.br e o valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00, com direito a um certificado de 20 horas.

 

 

Extraído do site O Bonde/Londrina – PR
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-12–114-20160219

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *