Breaking News

Vai-Vai: sonho do presidente vira enredo para 2017


Redação SP | 03/06/2016 11h48

A escola de samba Vai-Vai anuncia em primeira mão através do SRZD, o seu enredo para o Carnaval de 2017: “No Xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu…Menininha, mãe da Bahia – Ialorixá do Brasil”.

qlRySP

A escolha é a realização pessoal e um sonho antigo do presidente Darly Silva, o Neguitão.Nascido na cidade de Salvador, o comandante da alvinegra contou ainda, em conversa exclusiva com o SRZD, que as negociações começaram no mês de março deste ano.

Somou-se ao desejo de Neguitão a demanda da própria comunidade do Bixiga, que clamava por uma temática afro. E assim será. A dona da maior galeria de troféus do Grupo Especial paulistano vai homenagear a mais conhecida mãe de santo do Brasil: Mãe Menininha do Gantois.

5uJewc

Maria Escolástica da Conceição Nazaré, era “Iyálorixá” do terreiro “Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê”, fundado em 1849 por sua bisavó. Era e permanece sendo uma referência do candomblé e da preservação da cultura afro-brasileira. Morreu em 1986.

Na última quarta-feira, dia 1, Mãe Carmem, filha de sangue de Mãe Menininha do Gantois, sua filha, mãe Angela, e o Instituto que cuida do legado, “Associação de São Jorge Ebé Oxossi”, autorizaram que a agremiação do Bixiga transformasse Mãe Menininha em enredo no Anhembi.

Veja a logomarca oficial do enredo da Vai-Vai 2017:

vNF4iM

O desenvolvimento do enredo ficará sob a responsabilidade de Alexandre Louzada, André Marins e Junior Schall, trio recentemente contratado, conforme noticiou, em primeira mão, o SRZD.

4yEKfp

– Saiba mais sobre os novos carnavalescos da Vai-Vai

O enredo será lançado oficialmente no próximo dia 11 de junho, sábado, quando a Vai-Vai realiza, em sua sede social, a tradicional “Feijoada de Ogum”. O almoço, gratuito para toda a comunidade do Bixiga, contará com uma série de atrações a partir das 12h.

gt15xw

A escola de samba Vai-Vai conquistou o quarto lugar no Grupo Especial em 2016 com enredo que exaltou a cultura da França e foi a grande vencedora em duas categorias do Prêmio SRZD-Carnaval/SP 2016: a de melhor escola e melhor harmonia.

hArNtB

 

Extraído do blog do Jornalista Sidney Rezende SRZD / São Paulo – SP
http://www.sidneyrezende.com/noticia/263774+vai+vai+sonho+do+presidente+vira+enredo+para+2017

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *