Breaking News

Viny d´Logun-Edé inicia três iyawòs em Saquarema

DSCF4421

Texto e Fotos: Sérgio D´Giyan

Foi com a emoção do dever cumprido que o Babalorixá Viny d´Logun-Edé tirou dois barcos de iyawos na noite do último sábado, em seu asé localizado em Saquarema, região dos lagos.

No primeiro barco saiu o orixá Ogun e num segundo barco os orixás Nanã e Osaalá. O babalorixá Max de Omulu foi convidado a pedir o orunkó de Ogun. Rodrigo de Sangò tirou o orunkó de Nanã e Sérgio d´Giyan foi o padrinho de orunkó do dofonitinho de Osaalá.

Estiveram prestigiando a iniciação dos novos iyawòs o Babalorixá Leonardo de Osoosi, a Ekedji Nicole de Ewá, Dulce de Iyemanjá, Ziel de Odé, Iyá Inês de Oyá, ogan Everton de Osumarè, além do babalorixá Fabiano de Osaalá e Priscila de Osun.

Na ocasião, Oyá de Inês d´Oýa apontou para ogan, Everton de Osumarè e confirmou para o cargo de Ajibonã, seu filho Ziel de Odé.

Os telefones de contato do Babalorixá Viny d´Logun-Edé: 22 99798-8469 e 22 7812-5835.

 

Nota da redação: O Bablorixá Viny d´Logun-Edé é o responsável pela arquitetura, concepção e publicação do Jornal Awùre na internet. O editor-responsável pelo Awùre, Sérgio D´Giyan, vem a público agradecer o carinho e o convite para apadrinhar seu iyawó de Osaalá.

O Jornal Awùre será sempre grato ao Babalorixá Viny d´Logun-Edé por todo o trabalho empreendido na criação desse veículo de comunicação para a religiosidade afro-brasileira.

E é com forte apreço que peço que esses dois barcos sejam o início de uma longa jornada a frente de seu asé e que seus filhos sejam o motivo de orgulho e de seu sucesso.

 

Mais fotos da saída na página do Awùre no facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.806179746080432.1073741862.292866740745071&type=3

DSCF4430 DSCF4429

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *