Breaking News

Yiá Regina de Osoosi realiza sua sétima conferência

DSCF0368w
Troféu Batakoto
Foto: Sérgio D´Giyan

Sérgio D´Giyan

Mãe Regina de Osoosi reúne autoridades, adeptos e zeladores do Candomblé e da Umbanda no VII Batakoto, Conferência África e Brasil no Helênico Clube, no Rio de Janeiro.

Pai Renato d´Obaluaiyè e Mãe Miriam de Oyá deram o tom da cerimônia. Foto: Sérgio D´Giyan
Pai Renato d´Obaluaiyè e Mãe Miriam de Oyá deram o tom da cerimônia.
Foto: Sérgio D´Giyan

A cerimônia foi conduzida pelos apresentadores Pai Renato de Obaluaiyê e Mãe Miriam de Oyá. Mãe Janine Damas abriu a tarde entoando os hinos do candomblé e da Umbanda, dando continuidade com diversas canções da nossa MPB.

Personalidades e autoridades prestigiaram o evento, dentre eles citamos: o babalawó Ivanir dos Santos, Interlocutor da CCIR; Fátima Damas; o Chef du Temple de Dan, Dah Dangbénon Dessoh, da República do Benin; o Babalawó Prince Jokotoye Bamikole, da Nigéria; e o Deputado Federal Jean Willis (que se fez representar por sua assessora Rosinara Lobato); Carlos Santana e muitos outros.

 

DSCF0479
Babalawó Ivanir dos Santos (esquerda) e comitiva africana
Foto: Sérgio D´Giyan

 

O buffet da cerimônia foi assinado pela Nando Festas.

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts